Dia Internacional da Mulher


No 08 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 70.

Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Há várias teorias sobre a criaçãodesta data. Uma delas é que  a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas, este incidente realmente ocorreu. 

De fato no final do século 19, organizações femininas que surgiram a partir de movimentos operários iniciaram protestos em vários na Europa e nos Estados Unidos. Suas pautas eram a redução da jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e a luta pela mehoria de salários. As mulheres realizavam greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

Em homenagem à luta e às conquistas das mulheres, o Dia Internacional da Mulher foi definitivamente instituído pela ONU no ano de 1975, sendo que a escolha do dia 8 de março e, Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo,a data  ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

A história das mulheres sempre esteve marcada pela submissão, bem como pela violência e embora tenha alcançado muitos direitos, a luta ainda continua, visto que ainda sofrem com o preconceito, a desvalorização e o desrespeito.

Parabéns mulheres!


Localização

Av. São José nº 571 - Centro - Pedro de Toledo / SP

Atendimento: 08:00h às 17:00h

Telefone: (13) 3419-7050 | 3419-7051 | 3419-7052

E-mail: secretaria@camaradepedrodetoledo.sp.gov.br | Contato: contato@camaradedepedrodetoledo.sp.gov.br